sábado, 7 de julho de 2012
Caranguejo Maria Farinha
Olá pessoal!
Outro dia, fiz um Passeio na Coroa do Avião - PE Brasil
E encontrei este lindo caranguejo, conhecido por Maria Farinha, não resisti e resolvi clicar, não sei se já comentei por aqui, mas fotografia é uma das minhas paixões!!!!
Meu marido, desde criança, não pode ver um caranguejo que sempre dá um jeito de segurá-lo na mão por alguns minutos, eu já não tenho essa relação com caranguejos, siris e etc, mas confesso que este me cativou. Foi uma pena o marido não estar junto comigo neste momento!
Ele era tão lindo, que senti vontade de levá-lo para casa!!!
Confiram as imagens abaixo e depois me digam se ele não é mesmo muito mimoso:
Esta primeira foto foi de longe, ele nem percebeu
Já nesta outra ele percebeu e está um pouco tímido ainda
Depois acabou rolando um clima e ele resolveu pousar para foto bem à vontade
E logo após veio a despedida, mas vou guardá-lo para sempre na minha memória
Foi um encontro inesquecível!
Curiosidades do Maria Farinha
O texto abaixo foi extraído de parte de um texto do correiodolitoral.com http://correiodolitoral.com/colunistas/werney/5118-maria-farinha
O Guaruça ou a Maria Farinha (Ocypode spp) é, pois, um caranguejo com carapaça quadrada e coloração branco-amarelada, de onde sobressaem os olhos bem desenvolvidos, através dos quais ele localiza a sua toca. No litoral vive em praias arenosas, escondendo-se em buracos cavados acima da linha da maré alta e no limite extremo da praia onde a vegetação se instala. Constrói a toca cavando-a com as garras dianteiras, usadas como escavadeiras e transportando para longe a areia retirada. As tocas podem alcançar mais de um metro de profundidade e têm o formato de um ‘jota’.
De hábitos noturnos, a Maria Farinha é um animal detritívoro, nome dado em biologia para os animais que se alimentam de restos orgânicos, tanto plantas quanto animais mortos.
Como tem coloração semelhante a da areia não é percebida com facilidade por quem não a esteja procurando. Esse mimetismo, que é a capacidade de camuflagem que algumas espécies de animais possuem, confere proteção, ajudando-a a livrar-se dos pedradores.
Uma das mais importantes características da espécie é que sua presença em determinadas praias é indicativo seguro de que o local está limpo e despoluído.
São conhecidos por diversos nomes como Caranguejo-fantasma, Espia-maré, Caranguejo-da-areia, Siri-branco, Caranguejo-branco-da-areia e em Itapoá, segundo a professora Márcia Soares, como Caranguejo-espia-moça, por ficar escondido na toca espreitando as moças bonitas na areia.
Até a próxima!!! Bjks, Rita De Carli
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Rita essas fotos ficaram M A R A V I L H O S A S!
ResponderExcluirOlha, seu clique é 10 mesmo e a modelo é show.
Ador ver o desenrolar dessas coisitas que são tão lindinhas.
Xeros
Amei, Rita!!! Maria Farinha faz parte de minha infância, que sempre andava atrás delas em Itamaracá!!
ResponderExcluirParabéns pelas fotos!
bjosss
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEu costumava brincar com o Maria Farinha, quando criança ao ir a praia com meus pais. Eles são muito rápidos, nunca conseguir pega-los, e ainda eles conseguem virá as patinhas para trás. ai de quem tentar pega-los por trás, eles se viram e agaram o dedo na mesma hora.kkkkkk
ResponderExcluirAmiga, as atualizações do seu blog, não aparecem no meu, eu gostaria que aparecessem, para sempre está acompanhando os seus lindos posts.
Passei um tempo sem internet, por isso, fiquei sumida algum tempo, coloquei internet no apê essa semana!
Beijão,
Alê
olá Rita obrigada pela visita viu lá no blog, olha pelo pc n consigo mais add ninguém n sei pq...mas depois tento pelo tablet
ResponderExcluirbjinhos rose jp
Oi Rita,
ResponderExcluirAdorei a sua foto,sei que os caranguejos são super rápidos e deve ter sido difícil registrar esse momento!
Adorei!
Beijos,
Leska
Oii, Rita !!!
ResponderExcluirAdorei teu blog e os assuntos q vc posta.Super legal.
Vou te seguir , assim não perco o caminho.
Beijinhos
Ana